DOR E DROGAS: FRÁGEIS FRONTEIRAS DA MORTE ANTECIPADA

Uma das características mais intrigantes do processo evolutivo humano é como a dor altera a noção do tempo. Suportar o desconforto doloroso, seja física ou emocional, por um minuto, é como estar sofrendo na imensidão do infinito.
Durante a manipulação dentária, quando a pequena broca alcança o nervo sensitivo, as sensações cerebrais são indescritíveis. Igualmente, a perda da pessoa amada, do filho querido, a injustiça perpetrada, consome cruelmente no âmago mais profundo. Ao contrário, a hora de prazer corre como um breve instante. Por essa razão, é impossível manter, durante muito tempo, a algia fulgurante de qualquer natureza, seja o pé dilacerado ou a morte precoce do ente querido. De pronto, todos os sentidos natos se atiçam para evitá-la ou os sentidos são apagados, pela inconsciência forçada, para aliviar o desastre biológico: a dor insuportável. Qualquer pessoa ou divindade, capaz de interromper o sofrimento, é identificada nas relações sociais com a mais poderosa arma, seja uma divindade ou um curador, contra a morte antecipada. Desse modo, é possível teorizar que a dor fora de controle é espécie de anunciador da morte. As reações corpóreas, tanto dos humanos quanto de outros animais precisam dessas defesas, presentes nos corpos vivos, para continuar vivendo e reproduzindo. A espécie humana elabora substâncias específicas, em vários lugares no sistema nervoso, chamados peptídeos opiáceos, semelhante à morfina, independente da vontade do doente, para sarar a dor. Por essa razão, que em certas circunstâncias a doe pode comportar certo relativismo, em função do preparo de que sofre. É fato conhecido que alguns ascetas suportam dores que, normalmente, outros não aguentariam. Essa situação de extrema resistência à dor estaria relacionada às possibilidades individuais para secretar as esses moléculas de peptídeos opiáceos.
Do mesmo modo, não basta ao corpo secretar grande quantidade desses opiáceos (espécies de morfinas), as células envolvidas com a modulação da dor (identificadoras da dor) devem possuir os receptores que se unam aos opiáceos, para haver efeito analgésico.
Esse fato explica porque algumas pessoas se viciam (álcool, maconha, cocaína, morfina, e outras drogas alucinógenas) mais rápido do que outras. É possível que a quantidade de receptores seja a explicação: quanto mais receptores, mais rápido o a dependência. A incrível disseminação das drogas proibidas também não é um problema social exclusivo. Não será a repressão policial que fará a mudança para conter o uso e abuso. Se fosse possível impedir o consumo de drogas pela força policial, os bilhões de dólares gastos pelas administrações norte americanas teria mudado o perfil de consumo e morte por over dose.
A sedução exercida pelo consumo das drogas alucinógenas é diferente em cada pessoa. Tudo indica que existe um patamar comum na espécie humana, isto é, todos são igualmente susceptíveis ao uso, mas a forte dependência é estritamente ligada à presença desses receptores que existem em algumas células do sistema nervoso central de certas pessoas.
Os estudos retrospectivos sugerem número significativo de dependentes de drogas alucinógenas desejam parar, mas não conseguem.
A tentativa bem intencionada de obter a desintoxicação raramente é bem sucedida. As análises mais atuais alimentos a crença de que o descimento da sedução das drogas só será obtido, objetivando o abandono completo do vício, por meio de mecanismos genéticos capazes de bloquear os efeitos no sistema nervoso central, impedindo a sensação prazerosa.

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIA DA MEDICINA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *