RITOS DE CURAS: PECADO E DOENÇA NA GRÉCIA

No período homérico a concepção da doença ligada ao pecado se manteve expressa com clareza no temor do miasma infeccioso e hereditário, descrita por Hesíodo, cuja cura obrigava à purificação ritual da catarse para retirar o pecado-doença.
Entre os pré-socráticos, o intuito de desvendar a coisa, quantificando-a por meio da forma e do volume, iniciou outra construção. Empédocles assume especial importância ao teorizar sobre a origem das coisas fora do poder dos deuses, por meio da combinação dos quatro elementos: terra, ar, fogo e água. A genialidade de Empédocles alicerçou a magnífica teorização de Políbio, genro de Hipócrates, médico da Escola de Cós, por meio da teoria dos Quatro Humores, descrita no livro Da natureza antiga. Pela primeira vez na história dos saberes explicou a saúde e a doença no estrito domínio laico, iniciando o longo processo para retirar dos deuses e deusas a exclusividade de causar e curar as doenças: ?O sangue humano contêm sangue, fleuma, bílis amarela e bílis preta; que esses elementos constituem a natureza do corpo e são responsáveis pelas dores que se sentem e pela saúde que se goza…?.
Um dos aspectos mais fascinantes do esplendor grego é o fato de a busca da razão, não abafou o imemorial fascínio pelo divino, pelo mítico. É possível encontrar vestígios desse passado, que interliga sagrado e profano, também no famoso ?Sermão?, atribuído a Hipócrates (460-375 a.C.), onde a questão do segredo médico assume posição esotérica e sagrada, como na confissão religiosa.
Essa inovadora abordagem estava presente também em Eurípedes, que não admitia doença de origem divina, mas do pensamento do homem ao recusar a razão frente à violência das paixões. De certa forma, Eurípedes ao admitir que ninguém é voluntariamente mau e entendendo o pecado como erro, se aproximou das idéias de Sócrates, que defendeu a premissa de o pecado estar interligado à ignorância. Logo, nessa linha, Eurípedes e Sócrates admitiram a educação como a alternativa para evitar o pecado, o erro.
O herói grego continuou associado à cura de doenças e malefícios. O senso comum compreendia grande número de deuses e deusas possuindo, entre os principais atributos, o dom de sarar as doenças e as feridas de guerra como Platão magistralmente assinalou no República: “Por conseguinte afirmaremos que também Asclépio sabia isto, e que, para os que gozam de saúde física, graças a sua natureza e à sua dieta, mas têm qualquer doença localizada, para os que têm essa constituição, ensinou a Medicina, que expulsa as suas enfermidades por meio de remédios e incisões, prescrevendo-lhes a dieta a que estão habituados, a fim de não prejudicarem os negócios políticos”.
Na mesma esteira, a histórica construção para que a doença seja desvinculada do pecado continua em curso, interferindo para que a Medicina e as ideias e crenças religiosas mantenham claro nível de conflito.

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIA DA MEDICINA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *