CÂNCER: A PARTITURA DESARMÔNICA DA VIDA

CÂNCER: A PARTITURA DESARMÔNICA DA VIDA

 

Prof.Dr.HC João Bosco Botelho

 

As pessoas continuam, com justa razão, alertas contra o câncer como a mais importante doença da atualidade. Por outro lado, os recursos médicos disponíveis não oferecem, na maior parte dos casos, respostas convincentes.

É provável que a enfermidade cancerosa seja o saldo de muitos distúrbios do equilíbrio celular, provocados por múltiplos fatores internos e externos à célula, ainda desconhecidos.

Os determinantes intrínsecos seriam representados pelos códigos genéticos específicos para cada tipo de câncer na estrutura do genoma (como o teclado de um piano) e os extrínsecos pelos incontáveis fatores físicos, químicos e biológicos que poderiam estimular a chave genética (atuando repetidamente no teclado produzindo sons desafinados).

Funcionaria, mais ou menos, assim: cada ser humano teria o seu próprio teclado de informações genéticas produzindo partituras harmoniosas e seqüenciadas em estrito equilíbrio dinâmico com os elementos circundantes externos. Em determinado momento, o  teclado ao ser tocado de forma incorreta, possivelmente por influência de um ou mais fatores extrínsecos, forneceria um som estranho à partitura da organização da vida, dando como resultado o câncer.

Isso deve acontecer muito mais vezes do que supomos.  Estatisticamente é pouco provável que as milhões de combinações físico‑químicas efetuadas de uma só vez, a cada segundo, não comportem erros.  Todos os dias o homem produz uma fantástica quantidade de ADN (ácido desoxirribonucléico) capaz de, se colocado em linha reta, alcançar várias centenas de quilômetros de comprimento.

Certamente que estamos submetidos, durante toda a vida,  ao processo  canceroso.  A grande dúvida é saber porque as defesas imunológicas do corpo conseguem bloquear a maior parte dos cânceres e perde a capacidade para outros.

As experiências, feitas sob rigoroso padrão de controle, comprovam que quando é injetado dez células cancerosas em animais de laboratórios, não ocorre nenhuma alteração.  Porém, se a quantidade é elevada para dez mil, todos morrem.  Este fato pode explicar porque nas necropsias (todo paciente que morre no hospital deveria obrigatoriamente ser submetido à necropsia) de doentes falecidos de outras causas, são comumente encontrados vários tipos de cânceres não diagnosticados ao exame clínico.

Muitos dos mais respeitados cancerologistas, como o pesquisa­dor francês Dominique Stehelin, um dos responsáveis pela descoberta do oncogene (o fator intrínseco contido no teclado do piano) afirma que o câncer é a doença mais complicada do homem.

O exemplo mais marcante e socialmente importante é a relação entre o hábito de fumar cigarros e a neoplasia de pulmão.  As pesquisas realizadas pelo Instituto de Câncer de Amsterdã   (Holanda), mostraram o mesmo defeito no gene K‑Ras em trinta e nove pacientes fumantes.

Certos componentes da fumaça do tabaco alcançariam o décimo segundo aminoácido do gene humano (cada gene é formado por milahres de aminoácidos) causando o câncer pulmonar.  Contudo, uma pessoa pode fumar a vida inteira e não morrer de câncer. Como se o seu teclado, por mais que seja estimulado, não forneça o som desarmônico.

O enfoque mais atento dos componentes sociais do câncer, na década de 70,  fez com que a política de saúde pública de muitos países, inclusive o Brasil, começasse as campanhas públicas para tentar modificar os hábitos sociais comprovadamente relacionados com a incidência dos tumores.  Uma das mais importante foi a guerra contra o cigarro.  Não existe dúvida de que a ação antitabagista conseguiu reverter a curva de mortalidade do câncer do pulmão.  Pela primeira vez, em 1989, após várias décadas, o Jornal do National Cancer Institute publicou a comprovação epidemiológica da diminuição das mortes por ano causadas pela neoplasia pulmonar.

Como ainda não dispomos de tratamento eficaz para a maior parte dos cânceres, a política publica de saúde está voltada para o reforço do diagnóstico precoce e para as campanhas de alertas contra os fatores externos relacionados com o aparecimento de certos tipos de tumores.

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIA DA MEDICINA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *