Dia do médico: 18 de outubro

Dia do médico: 18 de outubro

Prof.Dr.HC João Bosco Botelho
Asclépio ou Esculápio.
Escultura em mármore, de autor desconhecido.
Atente para o bastão, com a serpente enrolada, símbolo do renascimento.
Antes do processo de humanização, os ancestrais pré-históricos mais próximos, os neandertais, conviveram com a certeza da doença e da morte. Inconformados, foram os primeiros a realizar o sepultamento ritual. Em alguns sítios pré-históricos, com datação confirmada pelo C14 em torno de vinte mil anos, os corpos foram, deliberadamente, enterrados com a cabeça voltada ao nascente, acompanhados de fartos pedaços de carne e instrumentos de caça. Esse fato pode supor a existência de pensamento abstrato em torno da possibilidade do renascimento.

Com o Homem sapiens, portadores de estrutura neo-cortical (parte do sistema nervoso central relacionada também com a construção do pensamento abstrato) muito mais aperfeiçoada em comparação aos neandertais, nas poucas dezenas de anos que os homens e mulheres conseguem viver, gastam a maior parte do tempo na procura incessante do conforto, aqui compreendido no conjunto de situações, de lugares e coisas que dão prazer, saciam a fome e a sede, protegem do frio e prolongam a vida. Tudo construído para evitar a morte.

A inteligência humana, percebendo ser impossível vencer a morte inevitável, conseguiu elaborar no espaço sagrado ideias para justificar a agonia do frio, da fome, da doença e da morte. Certamente, muito mais que os neandertais, os humanos construíram o ambicionado prolongamento da vida depois da morte.

É possível que essa epopeia edificada na busca da imortalidade tenha sido um dos principais fatores para o aparecimento dos agentes da cura, da benzedeira ao médico, e a materialização da Medicina como especialidade social.

Mesmo com a certeza presumida de que as agruras impostas pela sobrevivência, notadamente a morte, dependeriam da boa-vontade das divindades, a organização social impôs o desvendar do corpo, para vencer as causas da morte.

Os registros da arqueologia mostram a existência de práticas de curas em comunidades ágrafas de caçadores‑coletores. As craniotomias e os vários ossos dos ancestrais pré-humanos apresentando fraturas consolidadas, que seriam impossíveis de ocorrer sem que outro membro do grupo fizesse a imobilização, com mais de 10.000 anos, são inequívocas comprovações da atávica luta contra a morte. Sem dúvida, representam a ação do Homem sobre o Homem, burlando o imperativo da vontade divina, para evitar a morte.

Curar é uma palavra mágica porque interliga o sagrado ao profano. O ato de curar traz na sua essência o poder ou a sensação de vencer o maior de todos os obstáculos da vida: a morte.

Este é o ponto básico e fascinante da principal resistência humana: vencer a morte inevitável!

O fato está ainda mais claro na mitologia grega. A data atual de comemoração do dia do médico — 18 de outubro — corresponde, à época em que era celebrada a festa do filho de Apolo com a mortal Coronis, Asclépio, o deus da Medicina grega.

A representação mítico-social de Asclépio, no panteão grego, por si só, identifica um ponto comum na relação entre os mundos sagrado e profano: a insubordinação à ordem divina em relação à morte.

Asclépio conquistou fama inimaginável. Preparado pelos deuses do Olimpo para ser médico, recebeu do centauro Quíron a mais primorosa educação. Asclépio adquiriu a delicadeza do tocador de harpa e a fina habilidade agressiva do cirurgião. Todos os doentes que não obtinham a cura em outros oráculos procuravam os serviços do deus da Medicina. Mais cirurgião do que médico, Asclépio criou as tiras, as ligaduras e as tentas para drenar as feridas. Em determinado tempo, ressuscitou os mortos e por essa razão foi fulminado por Zeus com os raios dos Ciclopes. Zeus matou o filho de Apolo porque temia que a ordem natural do mundo fosse subvertida pelos mortos ressuscitados.

O deus da Medicina grega deixou duas filhas — Hígia e Panaceia — e dois filhos — Machaon e Podalírio. As duas mulheres tornaram-se famosas pelos conhecimentos médicos ligados à higiene e às plantas medicinais. Os dois homens, reconhecidos como médicos guerreiros, praticando a cirurgia na guerra de Tróia, receberam especial citação de Homero (Ilíada, século VIII a.C.).

Muitas esculturas e afrescos retratando Asclépio, produzidos entre os anos 400 e 100 a.C., contêm a serpente enrolada em um bastão, como símbolo do renascimento.

Na Roma antiga, Asclépio recebeu o nome de Esculápio. Após a cristianização, a partir de Constantino, no século 4, a nova estrutura de poder, sem conseguir apagar da memória coletiva as festividades do deus da Medicina, adotou a mesma data aos novos valores em ascensão: o dia 18 de outubro passou a ser o registro festivo do nascimento de Lucas, o evangelista médico.

A serpente de Asclépio enrolou-se na cruz cristã e formou um dos mais belos sincretismos da história da Medicina. A serpente, símbolo da imortalidade acima e embaixo da terra, e a cruz, como representação do inatingível acima da terra. A serpente e a cruz fecham o ciclo mítico entre o desconhecido situado acima da cabeça e abaixo dos pés do homem.

As relações sociais, na atualidade, apontam para a metamorfose simbólica. Quando o medo da morte nos alcança e os recursos da Medicina dos homens não asseguram a cura impondo o medo da morte, como na Grécia antiga, em que os doentes suplicavam pelo milagre de Asclépio, e em Roma, o de Esculápio, no Ocidente cristianizado, o doente volta-se à bondosa imagem de Jesus Cristo, capaz de curar muito além dos conhecimentos humanos.

Não é sem razão, nem simples coincidência, que os médicos comemoram, muitos sem saber porque, o dia 18 de outubro, como marco da resistência à morte inevitável.

.
Apolo, o centauro Quíron e Asclépio.
Esta entrada foi publicada em HISTÓRIA DA MEDICINA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *