NOVAS ABORDAGENS DAS DOENÇAS E CURAS

 

Prof.Dr.HC João Bosco Botelho

      Não parecer ser adequado reduzir a religião à teorização de Portter: “A religião foi a mãe das ciências e das artes…”, mas necessariamente ampliar o horizonte em Jung que fundamentou a confissão reli­giosa na transformação provocada pela experiência do “numinoso” sentida pelo homem, seguida de atitudes fundamenta­das na fé e fidelidade ao objeto sagrado.

     Algumas construções teóricas tentaram entender a origem conceitual de religião a partir das palavras latinas “relegere” e “reli­gare”, porém todas são passíveis de crítica já que estes termos latinos não tinham o atual sentido. Parece que indicavam um conjunto complexo de regras e interdições que não estavam diretamente relacionados com as ideias e crenças religiosas.

     Não é possível deixar de considerar que diferen­tes formas de expressões religiosas estão presentes na maioria da população mundial e porção significativa dessas culturas também entende a causa das doenças e as curas como de ordem sagra­da

     Os livros de medicina e religião não pararam de ser escri­tos, de geração a geração, para além dos sistemas de valores de refe­rência e de interpretações aos quais se ligam. A maioria elaborada numa historia linear quantitativa onde as mentalidades foram pouco valorizadas. Por outro lado, nos últimos quarenta anos, após a consolidação da Nova História, a literatura tem se afastado dessa postura pouco crítica e se tornou enrique­cida de trabalhos associando as práticas religiosas às curas e ao conjunto so­cial.

     Os progressos alcançados pela Nova História estão se fazendo de modo concreto e contínuo, inclusive no que diz respeito às novas abordagens da história da medicina, das doenças e curas, antes exclusivas dos relatos fac­tuais e épicos pessoais, reavaliando a utilidade social da “história dos vultos da medicina”..

     Nessa nova construção para entender a complicada busca dos elos perdi­dos da coisa sagrada nas práticas de curas, deve necessariamente estar contida também nas representações dos diversos significados da cura nas culturas.

     A data atual de comemoração do dia do médico ‑ 18 de outubro ‑ corresponde, na mitologia grega, à época em que se celebrava a festa do filho de Apolo, Asclépio, o mais importante deus curador da mitologia grega. Pela importância dessa comemoração e pela sua força nas tradições populares da antiguidade, o cristianismo com muita habilidade sincretizou essas festividades e manteve o mesmo registro festivo no calendário cristão para marcar o nascimento de São Lucas, o evange­lista médico.

      Pode ter sido a epopeia que o homem construiu para adicionar a possibilidade da imor­talidade nas relações sociais, que não só deu origem à procura sistemática do con­forto e da saúde, mas também forneceu os subsídios para a materializa­ção da medicina como especialidade social com a decisiva participação da coisa sagrado.

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIA DA MEDICINA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *