NOVAS TECNOLOGIAS NA MEDICINA

Prof.Dr.HC João Bosco Botelho

            Os últimos cinquenta anos marcaram a Medicina pelos extraordinários avanços nas tecnologias com o objetivo de melhor compreender a micro e a macroestrutura dos corpos vivos.

A maior parte desse instrumental tecnológico está voltada ao aperfeiçoamento das imagens:

1. Das formas e funções dos segmentos corporais obtidas na macroscopia, isto é, vísivel aos olhos desarmados:

– Congeladas num tempo-espaço definido, como as produzidas pelos RX, ultra-som, tomografia computadorizada, pet-scan, ressonância magnética, isótopos e isóbaros;

– Obtidas na dinâmica viva dos tecidos, em tempo real, por meio das endoscopias.

2. Das formas e das funções dos organismos microscópicos, das células e moléculas, na microestrutura, respectivamente, por meio dos microscopios óticos e microscópios eletrônicos.

Os conjuntos que interligam as imagens à microestrutura e macoestrutura dos corpos produziram as âncoras tecnológicas que mudaram as concepções do diagnóstico, da terapêutica e do prognóstico, por meio:

– Terapêutica genética;

– Órgãos artificiais;

– Neuropróteses;

– Inteligência artificial.

A medicina ainda está longe do maior objetivo: alcançar as dimensões da confluência entre a massa e a energia, na estrutura atômica, provavelmente, onde superaremos o paradoxo que atormenta os pesquisadores: em qual dimensão da matéria o normal se transforma em doença (se é que existe o normal e a doença como os concebemos hoje).

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIA DA MEDICINA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *