AS SANTAS CASAS


 

Prof.Dr.HC João Bosco Botelho

 

A Santa Casa de Lisboa, fundada em 1498, esteve marcada pela determinação da administrar os enormes lucros oriundos da caridade, no reinado de D. Manuel (1495 -1521).

O crescimento político-econômico da Santa Casa impôs novas regras: não mais poderia ser dirigida por qualquer cristão caridoso. Novas qualidades foram exigidas, ficando mais fácil o nobre ou membro influente do clero assumir os postos mais importantes da Irmandade da Misericórdia.

Só Mordomo da Santa Casa autorizava a coleta das esmolas em Lisboa. As ações deveriam estar no fiel cumprimento do estatuto que regulamentava as obrigações da Irmandade da Misericórdia, em torno de sete objetivos espirituais e sete corporais, baseados em Mt 25, 34-36.

As Santas Casas passaram, rapidamente, a constituir negócio muito lucrativo como conseqüência dos benefícios reais recebidos e do bem montado sistema para recebimento das doações dos súditos da Metrópole e das colônias.

O testamento de Mem de Sá pode fornecer avaliação aproximada da quantidade das doações recebidas pelas Santas Casas: a terça parte da fortuna do Governador Geral ficou destinada à Misericórdia da Bahia e a mesma percentagem, em Portugal, legada à Misericórdia de Lisboa.

A Misericórdia de Goa, fundada durante o governo de Lopo Soares (1515-1518), teve enorme importância estratégica e política porque essa cidade indiana era o porto final de penetração portuguesa no Oriente e recebia muitos viajantes. Os jesuítas, sempre atentos à dinâmica das relações políticas, ao perceberem o significado representado pela Misericórdia de Goa, reivindicaram e obtiveram do Vice-Rei Mathias de Albuquerque, em 1951, a exclusividade da Mesa Diretora e o recolhimento dos donativos.

As regalias patrocinadas pelo cargo de Mordomo não deveriam ser poucas. Só isso explica a atitude do paulista Jose Ortiz de Camargo, em 1651, que recusou ser juiz de São Paulo de Piratininga para não renunciar ao título de provedor da Misericórdia.

A consolidação dessas instituições de assistência médico-social alcançou o mundo colonial português. No Brasil, foram construídas trezentas e vinte e seis filiais. A do Rio de Janeiro estava em pleno funcionamento, em 1582, quando a frota de Diogo Flores Valdes aportou com muitos doentes a bordo.

A Santa Casa da Misericórdia de Manaus, mais de três séculos depois, reproduziu os mesmos princípios da caridade cristã que nortearam a primeira Santa Casa em Lisboa. A Misericórdia amazonense chegou como onda retardatária do processo colonizador português, no período em que, na Europa, os antigos critérios da hospitalização, em pavilhões, sofriam severas críticas.

O reclamo popular influenciou a decisão tomada pelo Presidente da Província do Amazonas para fundar a Irmandade da Misericórdia: a trágica a situação hospitalar em Manaus, na segunda metade do século 19.

A inauguração da Santa Casa da Misericórdia de Manaus ocorreu em 16 de maio de 1880; apenas nove anos depois, apareceram os primeiros problemas da viabilidade econômica do hospital, apesar das facilidades tributárias recebidas.

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIA DA MEDICINA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *