PRATICAS MEDICINA NA PRÉ-HISTÓRIA

As análises arqueológicas e paleopatológicas estabeleceram algumas rela-ções das práticas de curas na pré-história. Como as comunidades ágrafas objeti-vavam a sobrevivência, as relações vida-morte e saúde-doença deveriam estar entre as fundamentais, já que interferiam na segurança pessoal e coletiva.
Nesta fase, quando o homem primitivo começou a tentar modificar o pro-cesso vida-morte e saúde-doença ? fez-se curador!
A comprovada ação intencional do homem sobre o homem com intenção de mudar o curso da morte data de 25.000, com o achado do osso do braço de em neanderthal que foi submetido à amputação. A cirurgia foi bem sucedida e o ho-mem viveu muito tempo após a intervenção cirúrgica.
Sem dúvida, as doenças existiam muito antes do aparecimento do Homo sapiens; a maior questão é tentar saber como as sociedades primitivas se relacio-navam com as doenças, na luta pela sobrevivência.
O estudo dos fósseis mostra que o homem pré-histórico estava sujeito al-gumas doenças semelhantes as que nós continuamos enfrentando nos dias atu-ais. A fratura traumática, no neolítico, foi a doença mais freqüentes, com sinais evidentes de infecção do osso, a osteomielite, semelhante a que se encontra nos hospitais de hoje.
Também se tornou possível estabelecer a existência de doenças sistêmi-cas, não traumáticas, como a denominada gota das cavernas, uma espécie de reumatismo do homem pré-histórico, e várias bactérias pré-históricas fossilizadas. O pólen de Nenúfar, designação de diversas plantas da família das ninfeáceas, capazes de determinar reação alérgica no homem atua, existe desde o pleistoce-no médio, isto é, há mais de 100.000 anos.
Certos autores, especializados em História da Medicina, arriscam res-ponder em comparação com o comportamento de outros animais, quando estão feridos ou doentes: lambem os ferimentos, fazem limpeza mútua e comem plantas eméticas.
É provável que o homem primitivo tivesse se comportado da mesma manei-ra, sugando a área ferida com sangramento e pressionando o local ferido para parar a hemorragia.
Perdura a questão da existência do ritual mítico-religioso ligado à busca das causas e curas das doenças. Na gruta de Trois Fréres, nos Pirineus franceses, é intrigante a pintura do personagem em movimento de dança, datando com mais de 10.000 anos a.C., travestido de cervo, em atitude sugerindo espécie de ritual, semelhante em tudo ao ritual da dança dos bisões, praticado pelos índios do norte dos Estados Unidos, durante cerimônia simbolizando o poder animal na cura das doenças

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIA DA MEDICINA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *