RECONSTRUÇÕES SOCIAIS EM TORNO DA DOENÇA

Prof.Dr.HC João Bosco Botelho

As questões sociais em torno da doença e os transtornos causados pela dor não devem ter sido, no passado distante, muito diferente dos da atualidade. Na realidade, é possível distinguir três circunstâncias envolvidas no processo:

1. A busca de tratamento da pessoa aflita, motivada pela dor e pelo medo da morte;

2. A preocupação coletiva pelo tratamento competente para evitar a dor e a morte, quando a sociedade se entende ameaçada;

3. A busca do recurso curador, envolvendo uma pessoa ou a sociedade, pautadi no reconhecimento social de competência.

Pelo menos um dos componentes acima pode estar presente na relação motivadora de trocas entre doente e curador. Dessa forma, cabe efetivar a busca do(s) elemento(s) que antecederam a própria compreensão da doença e interligar ao processo da cura. Para que seja possível organizar esse pensamento, é necessário traçar os parâmetros a partir da consciência da dor ou da doença, como a estrutura mental formadora da arqueologia da cura. Isto é, a dor é a motivação maior para que o ato cooperativo entre curador e doente seja instalado e se interponha com convencimento suficiente para reverter o desconforto doloroso.

De modo claro, esse desafio humano maior ¾ lutar contra a dor e buscar o prazer ¾ reflete um impressionante repetir coletivo, nos quatro cantos do planeta, em todos os tempos, que traduz, em última análise, a vontade humana para ampliar os limites da vida.

Apesar das incontáveis falhas nos resultados, a Medicina represent  a esperança no sucesso do tratamento dando sentido e sustentando a reprodução das práticas de curas. A arqueologia da cura, de pessoas e de sociedades, deve também passar nesse referencial que liga o doente ao curador e vice-versa.

Se, por um lado, nas relações individuais, o enfermo expressa o medo da dor e da morte e o curador apresenta-se figurando a esperança do prazer e da vida, do outro, coletivamente, a sociedade desorganizada e faminta almeja a chegada do líder político atuando como curador, capaz de recolocá-la nos trilhos da fartura.

 Nos barrancos do Solimões, em Paris e em Moscou se a doença é um braço quebrado, ninguém oferece dúvida de que o melhor tratamento é imobilizar a fratura com gesso no hospital mais próximo ou na infecção o doente adere ao tratamento com antibióticos indicado pelo médico.

Nas duas considerações, a concordância de os doentes tratarem o braço quebrado e a infecção, traduz tanto no Amazonas quanto em Paris, o elo de confiança na Medicina, quando oferece bons resultados imediatos.

Todavia, tanto na floresta quanto no asfalto, ao existir dúvida da cura proporcionada pela  Medicina, independentes do grupo social, os doentes procuram a ajuda dos curadores populares para diminuir a dor e o medo da morte.

Nas duas circunstâncias, as divindades curadoras são sempre lembradas e podem ser consideradas pelos doentes como as verdadeiras responsáveis pela cura em si mesma.

Por essa razão, inserido nesse componente social da compreensão do sofrimento e da dor, a palavra doença, na língua inglesa, reflete as reconstruções sociais em torno da doença:  Disease: a doença como é apreendida pela Medicina-oficial; Illness: a doença como é compreendida pelo paciente; Sickness: situação em que o paciente identifica o sofrimento em si mesmo, mas ao mesmo tempo é capaz de saber que a situação é temporária e não coloca a vida em risco, por exemplo, a náusea provocada pelo balanço do navio.

 

Esta entrada foi publicada em ÉTICA MÉDICA-BIOÉTICA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *